sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Balanço 2014!

No final do ano passado tinha-me proposto alcançar alguns objectivos. Tinha o intuito de ler em 2014 os 50 livros que me propunha todos os anos; de comprar menos livros, sendo que aderi ao Plano de Compras 2014 para o efeito e pretendia igualmente diversificar e desafiar-me mais nas leituras, pelo que participei igualmente no Desafios Literários 2014.

No que se refere ao número de livros lidos, durante o ano percebi que não ia conseguir alcançar os 50 que tinha em mente e diminui para 30, sendo que foram 31 os livros que consegui ler o ano passado. Foi dos piores anos de leituras desde que comecei o blogue, mas era algo que eu já esperava que acontecesse por causa do mestrado.

O facto de ter uma lista de livros enorme por ler levou-me novamente a diminuir as compras de livros e este ano contei com 20 aquisições, o que é, sem dúvida, dos anos em que comprei menos, especialmente se pensarmos que um deles me foi oferecido e os outros ganhei de oferta na Fnac ou na campanha da Presença que aconteceu o ano passado. Tendo em conta os anos anteriores, por exemplo em 2012 comprei 63 livros e em 2013 adquiri 42, penso que este ano foi um sucesso, mesmo tendo lido muito pouco. Para o ano de 2015 conto entrar novamente no Plano de Compras, pois penso ter sido uma ajuda fundamental para que estes resultados tenham sido alcançados.

Quanto aos 10 melhores livros de 2014, como sucedeu o ano passado só tive um livro a que atribui 5*, contudo tive algumas surpresas agradáveis, que merecem ser referenciadas.
ViverDepois de Ti” de Jojo Moyes (Porto Editora) 5*
A Grande Revelação” de Julia Quinn (Edições Asa) 4*
Antesde Vos Deixar” de Lauren Oliver (Editorial Presença) 4*
Entre o Agora e o Nunca” de J. A. Redmerski (Editorial Presença) 4*
“Every Day” de David Levithan (Knopf Books for Young Readers) 4*
As Brumas de Avalon – A Senhora da Magia” de Marion Zimmer Bradley (Saída de Emergência) 4*
Tigana – A Lâmina na Alma” de Guy Gavriel Kay (Saída de Emergência) 4*
“Harry Potter e o Príncipe Misterioso” de J. K. Rowling (Editorial Presença) 4*
“Na Sombra do Dragão” de J. R. Ward (Casa das Letras) 4*
“Na Sombra do Pecado” de J. R. Ward (Casa das Letras) 4*

No que se refere aos que menos gostei tenho de mencionar “O Perfume: História de um Assassino” de Patrick Süskind porque esperava mais do livro, “P. S. Eu Amo-te” de Cecelia Ahern foi outra obra que não me preencheu as medidas, tal como “Apaixonada por um Milionário” de Ruth Cardello.

Este foi, portanto, um ano onde não consegui ler muito, mas que contou com algumas surpresas agradáveis e espero também conseguir ter um ano positivo em termos de leituras neste ano que acaba de começar.

|Imagens daqui e daqui|

Para 2015 os meus objectivos vão ser menos ambiciosos que o ano passado e vou propor-me a ler 25 livros, pois até pelo menos Junho, Julho estarei possivelmente demasiado embrenhada na faculdade para conseguir ler muito, mas espero conseguir ultrapassar este valor e quem sabe ler mais que em 2014. Como referi anteriormente, irei novamente desafiar-me no Plano de Compras, de modo a tentar alcançar os valores positivos de 2014 e diminuir a lista de livros por ler, que continua enorme.

Espero que o vosso balanço de 2014 tenha sido fantástico, não só em termos de leituras, mas essencialmente em termos pessoais e profissionais, se for esse o caso e espero do fundo do coração que este ano de 2015 vos traga tudo de bom, que seja repleto de sucessos, felicidade e essencialmente de saúde. :)


Beijinhos* 

4 comentários:

  1. Ois Rita,

    Não acho que tenhas tido um ano mau, foi o possivel e com coisas bem boas, mas o importante sem duvida é o teu mestrado ;)

    Obrigado e votos de um bom ano para ti tambem :D

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amigo corvo. :)

      Podia ter sido pior e como referiste li o que consegui ao longo do ano. Claro que nós enquanto leitores gostamos sempre de ler mais e como se costuma dizer temos tanto por ler e tão pouco tempo para o fazer, que todas as oportunidades devem ser aproveitadas. :)

      Obrigada. Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca tinha conhecido ninguém que, tal como eu, não tivesse gostado muito do livro "O Perfume". Sempre que vejo opiniões sobre esse livro é sempre de pessoas que dizem que adoraram. É sempre bom ver que não sou a única. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ângela.

      Realmente a maioria das opiniões que já li são todas óptimas, mas a mim realmente não me preencheu as expectativas. Acho que tinha uma ideia fantástica, considerei o destaque dado ao olfacto inovador e interessante, mas a obra torna-se demasiado descritiva e mesmo chata, na minha opinião. Portanto, não, não estás sozinha. :P

      Boas leituras

      Eliminar