sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Um livro, uma adaptação - Game of Thrones (1ª Temporada)


Título original: "Game of Thrones"

País de origem: EUA / Reino Unido

Género: Fantasia, Drama

Ano de Lançamento: 2011

A saga A Song of Ice and Fire, série de livros de fantasia épica, foi idealizada pelo escritor americano George R. R. Martin, sendo das suas obras mais conhecidas.

George R. R. Martin, escritor e roteirista, nasceu em New Jersey a 20 de Setembro de 1948. Iniciou-se no mundo da escrita através de contos de Ficção Científica,  que começou a escrever em 1970. Um destes contos conferiu-lhe inclusive dois prémios o Hugo Award e o Nebula Award.

Começou a escrever As Crónicas do Gelo e do Fogo em 1991 e em 1996 é lançado o primeiro volume “Game of Thrones”, que em Portugal foi dividido em 2 volumes, “A Guerra dos Tronos” e “A Muralha do Gelo”. A HBO adquire em 2007 os direitos desta saga para uma adaptação televisiva, que estreou dia 17 de Abril de 2011, levada a cabo por David Benioff e D. B. Weiss.

A história passa-se em Westeros e na luta entre várias casas. Eddard Stark (Sean Bean) vive no Norte, mais concretamente em Winterfell, até ao momento em que é convidado por um amigo de longa data, Robert Baratheon (Mark Addy), que entretanto se tornou Rei dos Sete Reinos, para ser a Mão do Rei. Este posto acarreta diversos deveres, contudo tudo se complica quando descobre um segredo muito bem guardado pela esposa de Robert, Cersei Lannister (Lena Headey). Também nesta série somos apresentados à exilada Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), pois Robert ambiciona a sua morte e o extermínio de todos os Targaryen, que ameaçam o seu posto.

Depois de ter acompanhado a adaptação levado a cabo pela HBO de True Blood, em que infelizmente as parecenças são muito poucas, não posso negar que ia com alguma desconfiança para esta série, embora as opiniões fossem muito boas. O facto de se tratar de uma saga fantástica, uma das minhas preferidas, também me levou a crer que se poderia perder parte da magia desta saga, até porque me pareciam poucos episódios para poder contar tudo e ainda conferir consistência às personagens. Porém, considero que foi das adaptações mais fidedignas que já tive o prazer de ver.


Tenho de admitir que no início algumas personagens me causaram estranheza. Primariamente as idades das personagens, por terem sido escolhidos actores mais velhos do que as personagens das obras, o que é completamente compreensível pelos acontecimentos da obra. Se tivessem sido escolhidos actores da idade dos personagens, não sei até que ponto a série não seria encarada de outro modo. Algumas das personagens também não se mostraram como tinha idealizado, mais concretamente Cersei Lannister, Jon Snow (Kit Harington), Robb Stark (Richard Madden) e Catelyn Stark (Michelle Fairley), contudo confesso que não tardou muito para ficar rendida. Na sua maioria os actores encarnaram deveras bem as personagens, transmitindo-nos todos os sentimentos inerentes às mesma, o que mostra um grande trabalho realizado, muita pesquisa sobre a personagem que iriam encarnar, e uma grande qualidade de representação.

Os personagens que mais me surpreenderam foram Tyrion Lannister. Peter Dinklage encarnou na perfeição o papel, o homem renegado pela família, tremendamente inteligente, que se refugia na sua língua afiada para transmitir o que sente. Joffrey Lannister, Jack Gkesson transmitiu de modo soberbo o rapaz mimado, irritante, mau na verdadeira acepção da palavra. Jon Snow também me surpreendeu bastante pela positiva, penso que encarou igualmente bem a sua personagem. Maisie Williams também representou bastante bem a menina Arya Stark, que é uma lutadora, repleta de força e perseverança. Transmitiu-me todos os sentimentos que a personagem, que tanto gosto, me fez sentir desde o primeiro momento.




Relativamente à produção, penso que no que se refere aos cenários estavam bem representados, indo de encontro ao que idealizara, tal como o guarda-roupa e armas. Quanto a lutas e grupos eram em pouco número comparativamente ao que imaginara, contudo é compreensível pelo montante que seria necessário para possuir mais figurantes.

O aspecto negativo que tenho a apontar seria se calhar o exagero das cenas de sexo. Não é que me causem grande transtorno, contudo torna-se demasiado haver em cada episódio uma cena, quando no livro tal não sucede.



Em suma, foi uma surpresa muito agradável esta adaptação, das melhores adaptações cinematográficas que já vi e a qual aconselho sem qualquer reserva. Já comecei a ver a segunda temporada, que espero que seja igualmente boa.


3 comentários:

  1. Excelente!
    Acho que fazes muito bem em fazeres estes textos de um livro, uma adaptação! É algo que eu acho muito interessante e produtivo :D
    Dá para comparar e para ficar a saber mais. Sobrepõe-se informação, o que faz aprender melhor.
    E claro, a opinião pessoal! Que é sempre bom ler.
    Também acho o mesmo em relaçao à Cersei e ao Jon. O Robb acho que está bem, principalmente em figura. Estava à espera assim de Jon mais novo, mais fininho, sem barba, e mais "mexido" e com menos caras de O.O xD mas gosto muito da personagem, logo foi fácil gostar da interpretação do ator.
    O que a mim me faz achar as personagens mais ou menos "bem" em relação aos livros é mais, praticamente, só a nível físico. Acho que psicologicamente estão todos muito bem. :)
    Também acho o mesmo em relação às cenas de sexo, especialmente com as personagens que não trazem muito à trama. Era mais interessante terem gasto esse tempo com outros diálogos ou cenas de ação e intriga, que, a meu ver, não ficaram tão esclarecidas como nos livros.
    Ainda bem que estás a gostar da segunda também!
    Que achas da "Talisa"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. :)

      Sou um pouco céptica com as adaptações, mas gosto muito de ver, por isso pensei que seria uma boa rubrica para ter no blogue.:) Quando vejo estas adaptações faço invariavelmente estas comparações, mas confesso que estas rubricas são difíceis para mim de escrever...

      Não os imaginava realmente do modo que se nos apresentam, especialmente no caso da Cersei, pois esperava uma mulher muito mais jovem e bonita.

      O Robb imaginava-o cenourinha e como no livro mal temos possibilidade de estar com ele, não sabia bem o que esperar em termos de personalidade.

      Em termos físicos o Jon também o esperava desse modo que referes. Lol. Depois de me terem falado disso das expressões, realmente ele faz muito essas caras. xD Eu neste volume inicial e na altura em que vi esta temporada, sim porque esta crítica devia ter sido escrita há alguns meses *shame*, não tinha uma ideia muito concisa da personagem, o que me levou a gostar do actor. Vamos ver o que acho nesta segunda temporada...

      Concordo contigo, o senão que encontro é mesmo em termos físicos e de idade, porque a verdade é que eles encarnam muito bem as personagens, na minha opinião. :)

      Concordo, haver uma cena ou outra tudo bem, agora acho que exageraram e como se costuma dizer o que é demais, enjoa. :P A HBO é conhecida por usar cenas em demasia nas suas séries, portanto penso que não há nada a fazer... Teria sido muito melhor investirem nesses aspectos, até porque são poucos episódios e só tornariam a série melhor.

      Ainda só vi o primeiro episódio, estou mesmo atrasada na série. Quanto à personagem que referes, penso que ainda não contactei com ela. Quem é? :s

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  2. Hi to all, how is the whole thing, I think every one is
    getting more from this web page, and your views are pleasant in favor of new users.


    My blog :: series download

    ResponderEliminar