quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O Despertar da Magia




Nome: “O Despertar da Magia”

Autor: George R. R. Martin

Nº de Páginas: 416

Editora: Saída de Emergência

Sinopse: “Quarto volume de As Crónicas de Gelo e Fogo, a saga de fantasia mais vendida, elogiada e premiada dos últimos 50 anos, e a única obra de fantasia a conseguir o primeiro lugar do Top do New York Times.
Esta é uma saga de grande fôlego, que vai buscar à realidade medieval a textura e o pormenor que conferem dimensão e crueza a um universo de fantasia tão bem construído que faz empalidecer a Terra Média de Tolkien. Martin é um especialista na manipulação das expectativas dos leitores e, profundo conhecedor do género, não deixa de estender sucessivas armadilhas com as quais desarma os tropos que o leitor pensa reconhecer a cada página. O épico de fantasia que toda a Fantasia Épica gostava de ser.”

Opinião: “O Despertar da Magia”, segunda parte no original da obra “A Clash of Kings”, é o desenrolar da batalha entre as diferentes casas, que havíamos presenciado os seus preparativos no anterior volume.

Neste volume são várias as mudanças ocorridas nas personagens, especialmente Theon, Tyrion e Jon. Tyrion na obra anterior foi dos jogadores mais inteligentes em campo e neste volume foi essencial para o desenrolar dos acontecimentos. Como Mão do Rei e tentando ao máximo emendar os erros cometidos pelo sobrinho, acaba por ser despreciado pelo povo, que o culpa pela pobreza que atravessam e pelas cedências que têm de fazer. Contudo, ao ser confrontado com a investida de Stannis, acaba por ser preponderante para o desenvolvimento dos acontecimentos. Tyrion é, sem dúvida, uma pessoa muito inteligente e perspicaz, nos seus actos como Mão compreendemos isso, mas como estratega e lutador não desilude. Theon com a sua sede de poder e de mostrar aos outros que pode alcançar o que quiser, acaba por perder mais, do que ganhar, nesta obra. Jon na sua demanda fora da Muralha irá rumar contra os selvagens, o que mudará para sempre a pessoa que é.
Arya continua a trabalhar como empregada, contudo encontra um aliado que lhe confere 3 desejos. Depois de concretizados os desejos, o seu aliado desaparece, mas não sem antes lhe dar algo, que lhe permitirá encontrá-lo futuramente. Danny continua a tentar encontrar um modo de rumar para o Trono de Ferro e Catelyn voltará para junto do pai, onde confrontará Jaime Lannister.

Se havia gostado muito do anterior volume, este não desiludiu de forma alguma. As personagens Tyrion e Arya continuam a fascinar-me, mas neste volume também Jon, com o qual nunca me consegui sentir verdadeiramente ligada, se mostra deveras fascinante, tendo-se demonstrado as melhores personagens desta obra.

Tyrion é um estratega fantástico, deveras inteligente e neste volume tivemos a possibilidade de ver uma nova vertente dele, o seu lado de lutador. Os momentos vivenciados por ele foram de cortar a respiração, de tal modo bem descritos, que nos faziam suster a respiração a cada momento, sempre desejosos de saber um pouco mais e de torcer para que tudo corresse de feição, que não sofresse demasiadas mazelas. Tive pena que o final para ele tenha sido um pouco desagradável porque efectivamente não o merecia, mas numa guerra muito se pode perder.

Arya continua a desenvolver-se de um modo soberbo, nunca deixando de me surpreender de volume para volume. O facto de ter tido um aliado neste volume, que lhe conferiu três desejos, modificou todo o rumo tanto da vida dela, como daqueles que habitavam o castelo.  Fiquei com a sensação que iriam encontrar-se novamente e que ele poderia ser decisivo para a sua vida e desenvolvimentos futuros. O modo como termina a sua POV deixou-me deveras curiosa por saber o que lhe iria suceder e aos seus amigos.

Jon foi das personagens que mais modificações sofre neste volume. Descobrimos que as ligações com os lobos poderão possuir contornos diferentes do esperado inicialmente e o destino deste jovem rapaz altera-se completamente no final deste volume, quando a sua vida é colocada em jogo.

Das restantes personagens gostaria de destacar Bran, que neste volume começamos a conhecer melhor os poderes que possui e o rumo que será obrigado a seguir. Esta foi uma das personagens pelas quais sofri mais, sempre desejosa de saber como iriam terminar os acontecimentos para ele. Bran, tenho de confessar, era das personagens que embora gostasse, não me diziam muito e, tal como sucedeu com Jon, sofreu uma grande alteração neste volume, por me fazer ansiar para que tudo corresse bem e por me deixar expectante por perceber mais sobre os estranhos poderes que parece possuir.

Numa escrita soberba, com descrições de cortar a respiração, que nos transportam para o ambiente criado por uma mente brilhante, George Martin leva-nos rumo a batalhas, magia, traições e muito mais. Uma grande continuação de uma saga inesquecível.

Avaliação: 4.5/5 (Gostei Bastante!)

10 comentários:

  1. Excelente!!!

    Está muito bem. Concordo absolutamente, este é um livro onde várias personagens sofrem muitas alterações. Em especial o Jon e o Bran!
    Eu também gosto muito do Bran, e é com grande entusiasmo que sigo as suas aventuras. Para mim é a parte mais creepy e misteriosa das Crónicas :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria. :)

      Verdade, modificam-se mesmo muito. Só quando estava a tentar escrever esta opinião, a qual tive uma dificuldade enorme de passar para o papel :P, é que compreendi como as coisas mudaram. Jon e Bran mudou bastante o modo como os via...

      O que eu sofri pelo pequeno Bran. :P Tornou-se uma das personagens mais interessantes das crónicas. Nunca pensei ficar tão apegada a ele. :) Muito verdade, está a ser um prazer acompanhá-lo.

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  2. Grande livro!
    Só me falta ler os últimos dois livros da saga...
    Concordo com a alteração das personagens, principalmente com a de Bran, uma das minhas personagens preferidas juntamente com Jon e com Tyrion.

    Boas leituras ^^

    Parabéns pelo blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. :)

      Foi muito bom, concordo contigo. :) Ainda me faltam bastantes, mas também o escritor demora algum tempo a escrever, então fazemos umas pausas maiores para podermos ir saboreando aos poucos estas grandes obras.
      Bran muda mesmo muito nesta obra, mas só me fez gostar mais dele. :) Neste momento as que mais me dizem são o Tyrion, Arya e, com este livrom penso poder também mencionar o Jon.

      Obrigada pelas simpáticas palavras. :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  3. Olá Rita!
    Para mim,O Despertar da Magia foi um espécie de aviso. Várias personagens têm premonições como o Theon e a cena da Dany na Casa dos Imorreidouros é muito intrigante. Era o livro favorito até ler o Glória dos Traidores que é simplesmente genial. O melhor dos livros de Martin é todos são excelentes apesar de ele gostar de fazer mal às nosssas personagens favoritos. Porém, é isso que nos prende aos livros. Saber se eles sobrevivem mais um dia. Acabei de ler o oitavo, Mar de Ferro e estou outra vez espantada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jojo. :)

      Não tinha pensado nisso, mas tens toda a razão, neste livro andamos muito à volta das premonições, como se algo de mau se avizinhasse. Este estive a pensar e não sei se fui muito justa com a cotação que lhe atribui porque a verdade é que é um grande livro, que me deixou ansiosa por mais. :) Já ouvi falar tão bem dessa obra, que a curiosidade é enorme. Mesmo antes de ler, parte de mim sente que vai adorar. :D

      Concordo contigo, o facto de ele ser ousado, de não ter medo de fazer aquilo que considera melhor para os seus livros, é que o tornam tão especial e memorável. :)

      O seu condão para nos surpreender é enorme. Nunca sei o que esperar do livro seguinte, é uma caixinha de surpresas, por isso é que tem tantos fãs. :) Tenho mesmo de me adiantar na saga...

      Beijinhos e boas leituras*

      Eliminar
  4. Ois Rita,

    Antes demais excelente critica ;).

    Fico contente que tenhas começado a gostar de Bran, é uma personagem que tem muito potencial e que acredito ainda venha a ser determinante para o final de tudo isto pois nem só de guerra de tronos esta saga vive, penso já teres percebido isso. Já agora apenas te vou dizer que é quanto a mim a única peça que está já devidamente posicionada onde devia estar. É que faltam apenas mais dois livros e embora se visualize algumas movimentações ainda não há muitas certezas e isto tem que começar a encerrar certos "ciclos" por assim dizer, bem mas isso será bem lá mais para a frente.

    As nossas personagens preferidas variam muito de livro para livro, mas Tyrion, Jon, estão sempre lá. E ou me engano muito ou ainda vais gostar de Jaime (ele que fez aquela maldade ao meu Bran . E depois temos muitas outras personagens complexas e que adoro, como o Mindinho, Varys, Cão de Caça, Jaquen, etc.

    Quanto à tua amiga Arya, pois é ainda tem muito a percorrer e aprender, mas são tempos complicados os que ai vêm, nunca penses em casar em Westeros é um conselho de amigo :D

    Penso que já te referi a importância da passagem da Danny pela casa dos Imorreidouros (tal como referido pela Jojo), tem passagens interessantes.

    Bem coloca mas é o cinto de segurança, o que ai vem é de outra velocidade e que culmina no Gloria dos Traidores, que quanto a mim é um dos melhores livros de fantasia que li até hoje ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Obrigada pelo elogio. O Bran cativou-me bastante nesta obra, é verdade e transmite-nos que poderá ser uma das mais interessantes personagens das crónicas. Sim, já percebi que esta obra é uma colectânea de acontecimentos, que interferem com os peões deste jogo. Bran mostra que podemos tudo, que não é por possuir uma incapacidade que passar a ser menos aptos. :) Acredito, o próximo livro será decisivo para o final da saga. Ainda me falta tanto para lá chegar, mas já me encontro curiosa de como tudo isto irá acabar. :D

      É verdade, mudam mesmo, mas parece-me que é mais de passar a gostar mais de certas personagens e não tanto deixar de gostar das que já gostava. Arya e Tyrion prenderam-me desde o início, nesta obra Jon e Bran juntam-se à lista. Vamos ver se continuam a surpreender-me pela positiva. Quanto ao Jaime como apanhei aquele spoiler da mão e tendo em conta como este livro terminou com ele, já estou bem a ver o que se passou, mas sinceramente neste momento gostar dele parece-me algo impossível, mas sei que com o Martin nada é um dado adquirido. :P Essas são personagens complexas e muito interessantes, que trazem mais cor à narrativa, concordo. :)

      Arya acredito que ainda muito irá crescer e irá tornar-se essencial, sinto-o. :) Pois, quanto ao casamento em Westeros apanhei sem querer um spoiler sobre o Robb no Facebook porque quando estava a abrir a página inicial li sobre o que se iria passar com ele. Enfim, não posso ir a lado nenhum, os spoilers perseguem-me. xD

      Falaste-me sobre isso, sim. Gostei dessa parte, foi bastante interessante, só não o mencionei no comentário porque tive bastante receio de falar demais. Esta opinião foi muito complicada de escrever, boa parte porque queria falar de muita coisa, mas tinha medo de referir coisas que pudessem estragar a leitura a alguém que ainda não tivesse lido...

      Estou mesmo em pulgas para ler a continuação e tenho algumas ideias do que se passará, pelo menos no que aos Lannister e Stark diz respeito. Vamos ver, a curiosidade e vontade de continuar estão instaladas, basta ter os livros em minha posse e tempo. :D

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar
  5. Ois Rita,

    Bem não querendo estar a falar muito tenho a certeza que se não fosse por um spoiler ou outro que acabamos por apanhar inadvertidamente, garanto-te que nunca te passaria pela cabeça o que ai vem. E o mais curioso disto tudo é que quando pensas que tudo está terminado, apanhas com mais um KO que nos deixa em choque, mas depois lês. Acredita que aguardo ansiosamente o dia em que comentes os próximos dois livros do Martin, em especial o Gloria dos Traidores e claro gostava que lesses os seguintes para podermos falar mais abertamente e claro discutir muitas teorias, vais ver que vais adorar ;)

    BJS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. :)

      Se calhar ainda acontecerá mais, no que a Westeros diz respeito, do que aquilo que li porque quando vi que era um spoiler não li mais nada, vamos ver. Acredito, como ressalvei anteriormente com o Martin nada pode ser dado como adquirido, pois tem o condão de nos surpreender.

      Com sorte ainda leio o terceiro este ano, vou fazer por isso, até porque estou desejosa de ler o quinto e o sexto já cá canta. :) Vou tentar acabar a saga antes do próximo sair, em 2013, vamos ver se consigo. :)

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar