quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desafio



A Pertita do blogue Pereira's Book's desafiou-me, faz algum tempo, para responder ao seguinte desafio. Um obrigado por se ter lembrado de mim. :)
  
1-O que é para ti uma boa livraria?
Uma livraria repleta de muitos e bons livros, onde possamos ler sem grandes interrupções.


2-Qual o livro ou livros que mais te marcaram?
Tenho vários "Nunca me esqueças" de Lesley Pearse, "Para a minha irmã" de Jodi Picoult, "A Rapariga que Roubava Livros" de Markus Zusak, "Doçura da Chuva" de Deborah Smith, "Pequena Abelha" de Chris Cleave.


3-Como começaste a gostar de ler?
Depois de ter visto um filme inspirado num livro do qual gostei muito, há cerca de dois anos e meio, decidi experimentar a obra e foi desde esse dia que o "bichinho" literário apareceu. 


4-Que tipo de livros preferes?
Leio de tudo um pouco, mas os géneros que leio mais são, sem dúvida, o Fantástico e o Drama.


5-Qual a tua opinião sobre as Feiras do Livro?
Só desde que comecei a estudar em Lisboa é que frequento, ou seja, o ano passado foi a minha primeira vez, mas gostei muito, É uma forma económica de adquirir obras, permitindo-nos conhecer alguns autores portugueses, portanto só posso dizer bem da iniciativa.


6-Gostas de ir ver filmes baseados em livros que já leste?
Gosto bastante. Não é assim tão usual gostar da adaptação, porque a verdade é que a obra é sempre a obra, mas é interessante ver a perspectiva e a forma como o realizador utiliza a história.


7-Gostarias de ter um programa sobre livros na TV? Que formato lhe darias?
Acho uma ideia bastante interessante. Seria bom ter uma tertúlia literária que chama-se à atenção de várias taxas etárias para este passatempo.

8-O que dirias a uma pessoa que não gosta de ler para a motivar para a leitura?
A verdade é que já o tentei fazer com o meu irmão mais novo e com a minha mãe e não fui muito bem sucedida. :P  Penso que diria que ler é viajar por mundos desconhecidos, sendo uma forma de não pensar nos problemas e nos entretermos sem sairmos de casa. Ler é mais que uma paixão, é um estado de espírito. 


9-Se te dessem agora 100€ para gastares em livros, o que compravas?
Tenho uma wishlist enorme, portanto iria arranjar uma solução, certamente. :P


10-Qual a tua opinião sobre os e-books?
Não costumo ler nesse formato. Não tenho nada contra, simplesmente gosto de possuir o livro, desfolhar as páginas e até o cheiro da obra, o que aliado ao tempo que demoro a ler em formato digital, acaba por me afastar dos mesmos.


11-Que achaste destas perguntas?
Bastantes interessantes.

Quem quiser responder ao desafio sinta-se à vontade. :)

4 comentários:

  1. E fiquei a conhecer mais um pouco das tuas opiniões sobre livros

    Bom fim de semana e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada Maria. Estes desafios são sempre interessantes e ainda nos fazem conhecer os companheiros bloggers um pouco melhor. :)

      Obrigada. Bom-fim-semana e boas leituras. :D

      Eliminar
  2. Olá Rita, bons olhos te vejam novamenente :D

    Gostei de ler o questionário e espero conseguir ler todos os teus livros da resposta 2, muitos até já os li ;) e devias ter acrescentado ai algo na resposta 5 = convivio com os amigos, para mim das coisas melhores que pode acontecer na feira do livro, de resto muito bem :P

    PS: Tenho imensa pena que não podesses ir ao evento do George Martin, foi muito bom e esteve imensa gente...espero que já estejas melhor

    BJ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo. Andei um pouco desaparecida da blogosfera, mas não tenho andado com muito tempo, infelizmente.

      Do que depender de mim oportunidades não faltarão e emprestarei com todo o gosto e prazer. O "Nunca me esqueças" já to posso levar da próxima vez que nos virmos, se quiseres. :) Tens razão, isso também é importante e torna a ida à feira muito mais aprazível. :D

      Também tenho pena de não ter podido ir, até porque adorava ter um autografo, mas foi mesmo impossível. Tinha mesmo que fazer o trabalho porque o tempo escasseia. Saímos eram oito e tal da faculdade, mesmo que quisesse dar lá um salto não teria tempo. :( Já vi as fotos e comentários de pessoas que só tiveram o seu rabisco às 22h e tal da noite. Fica para uma próxima. :) Obrigada, deve ter sido o princípio de uma gripe, mas no dia seguinte já estava boa.

      Beijinhos.

      Eliminar