sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço 2011!

2011 foi um ano bastante positivo em termos de leituras, tendo-me proporcionado conhecer novos autores e, na sua maioria, óptimas surpresas, tendo também aumentado o número de livros lidos, comparativamente com o ano passado.

2011 foi também o ano em que criei este pequeno espaço, que só me tem trazido alegrias e permitido conhecer pessoas fantásticas, a quem devo grande parte do crescimento deste meu cantinho. Tem sido um prazer enorme poder partilhar o que tenho sentido com cada livro e poder “ouvir” o que outros leitores consideram do mesmo. Sendo das coisas que mais prazer me dá, essa troca de ideias. :) Este canto também me permitiu ler mais e com maior dedicação. Tendo sido, sem dúvida, uma grande aposta e que só tenho de agradecer a quem insistiu comigo para que o fizesse.

Quanto a números: Tinha lido o ano passado 39 livros e colocado como fasquia os 50 para este, o que infelizmente não consegui alcançar, ficando-me pelos 45 e uma BD. Destes 46, seis foram emprestados, o que significa que estou a conseguir ler mais da biblioteca pessoal, o que é muito bom, pois nos últimos dois anos tem crescido bastante e não consigo ler o suficiente para compensar as compras.

Os 10 melhores livros este ano foram:
 A Rapariga que Roubava Livros” de Markus Zusak (Editorial Presença);
A Sombra do Vento” de Carlos Ruiz Zafón (1001 Mundos);
 “Os Homens que Odeiam as Mulheres” de Stieg Larsson (Oceanos);
A Corte dos Traidores” de Robin Hobb (Saída de Emergência);
Antes de Adormecer” de S. J. Watson (Civilização Editora);
Duna” de Frank Herbert (Saída de Emergência);
 O Nome do Vento” de Patrick Rothfuss (1001 Mundos);
 O Punhal de Soberano” de Robin Hobb (Saída de Emergência);
A Marca de Kushiel” de Jacqueline Carey (Saída de Emergência);
A Eleita de Kushiel” de Jacqueline Carey (Saída de Emergência).

Quanto a piores livros, poderia mencionar “O Fim da Inocência” de Francisco Salgueiro e o “Sangue Felino” de Charlaine Harris, não por ele ser mau, mas porque não superou as expectativas que possuía.

Os Autores Revelação foram vários: Markus Zusak, que é um escritor soberbo, que tem tudo para vingar e que mal vejo a hora de serem editados mais livros dele na nossa língua. Carlos Ruiz Zafón com a sua escrita sublime e descrições que nos deixam estarrecidos. Stieg Larsson, por ter sido um escritor que nos sabe cativar e embrenhar nas suas estórias. S. J. Watson que é um autor muito promissor e que me prendeu bastante com a sua obra. Patrick Rothfuss e Robin Hobb que sabem criar personagens deveras interessantes e tremendamente humanas. Frank Herbert, que me lançou de forma mais plena no mundo da FC e que me deixou estarrecida com as suas descrições e originalidade. Jacqueline Carey e Patricia Briggs também poderiam ser mencionadas pela sua escrita envolvente e mundos interessantes. Sendo que os que mais me marcaram foram Markus Zusak, Carlos Ruiz Zafón e Robin Hobb. :)

Neste ano li uma maior percentagem de livros do género Fantástico (20), o que era expectável, pois é um dos meus géneros literários preferidos; tendo lido dois Clássicos, dois Terror e quatro FC, a minha estreia nos géneros e que se mostraram bastante interessantes.

Faço, desta forma, um balanço positivo deste ano. Consegui ler mais sete livros do que sucedeu o ano passado, o que é uma pequena vitória, ainda para mais com a faculdade; conheci autores fantásticos e ainda consegui conhecer géneros que desconhecia ou que conhecia pouco, como é o exemplo do Policial e Romance Histórico.


Para 2012 tenho como objectivo aumentar o número de livros lidos; conseguir diversificar mais as minhas leituras, tentando ler mais livros fora da “minha área de conforto” e conhecer mais autores.

Desejo a todos um óptimo ano, repleto de coisas boas. Espero que o melhor de 2011, seja o pior de 2012 e que tudo corra como pretendam. Desejo ainda que consigam alcançar os vossos objectivos e que seja um ano cheio de boas leituras. Beijinhos. :)

14 comentários:

  1. Bom ano de 2012, cheio de mts e bons livros :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Maria! Desejo-te o mesmo e que seja um grande ano. :)

    ResponderEliminar
  3. Desejo-te um feliz ano novo, recheado de coisas fantásticas e boas leituras. ;)

    É engraçado, até partilhámos muitas leituras este ano. :D

    ResponderEliminar
  4. Bom Ano Novo Rita:)
    Záfon foi a minha descoberta este ano. Já vi que também está no teu top!:)
    Stieg Larson é um autor que quero descobrir em breve:)

    ResponderEliminar
  5. Coincido contigo no livro “A Rapariga que Roubava Livros” de Markus Zusak. Gostei muito desta obra. E para 2012 espero conseguir ler “Antes de Adormecer” de S. J. Watson, que só oiço maravilhas sobre ele. ¡Feliz ano novo!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ritinha
    Desejo que tenhas um ano de 2012 muito feliz e que tudo de bom te aconteça. Muita paz, amor e calma é o que te desejo para este ano.
    Beijocas literárias;)

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do teu post! :)
    Fiquei deveras curiosa com alguns livros que mencionaste como fazendo parte das tuas dez melhores leituras do ano, principalmente em relação ao “A Rapariga que Roubava Livros”. Já li e escutei inúmeros comentários positivos ao livro e embora já o tenha adquirido para a estante, é daquelas leituras que talvez por me parecer demasiado intensa, densa e complexa, me tem afastado dela. Mas como falas tão bem... acho que vou experimentar. :)
    Também fiquei com vontade de pegar no “Antes de Adormecer”. A sinopse é deveras intrigante e o livro dá a sensação de ser realmente bom.
    Jacqueline Carey foi uma das minhas estreias de 2011 (cujo primeiro livro, infelizmente, ainda não consegui terminar) mas que, mesmo sendo do meu agrado – não estou nada acostumada a esta faceta mais intricada do fantástico – me custou um pouco a digerir. Talvez, por isso, o esteja a ler muito devagar.

    De resto, desejo-te então um excelente 2012, onde todos os teus objectivos e desejos se concretizem, sempre presenteados com saúde, alegria e muitos, muitos livrinhos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá a todos! :)

    p7, obrigada pelos votos. Desejo-te o mesmo. :)
    Quanto às leituras não tinha noção disso, mas irei cuscar. :P

    Jojo, obrigada e igualmente. :) Zafón é realmente incrível. Penso que é daqueles autores que não deixam ninguém indiferente. Acabei de ler um dele agora, mas confesso que já tinha vontade de pegar noutro da sua autoria. :D
    Relativamente ao Larsson, fazes muito bem. Tenho quase a certeza que irás gostar. :)

    Offuscatio, obrigada. O mesmo te desejo a ti. :) "Antes de adormecer" é, na minha opinião fantástico. Uma estória interessante, real e com um desenrolar surpreendente. Espero que gostes tanto quanto eu. Estarei atenta à tua opinião sobre ele :)

    Carlinha, obrigada pelas palavras. Também te desejo tudo de bom. Espero que este ano que começou agora, seja muito melhor que 2011. :)

    Beijinhos e boas leituras para todos. :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Patrícia,

    Obrigada. É a primeira vez que faço algo deste género e sinto que me devo ter esquecido de mencionar muitas coisas, mas fico contente que tenhas gostado. :)

    "A Rapariga que Roubava Livros" foi dos melhores livros que li até hoje. Marcou-me mesmo muito e espero poder relê-lo várias vezes ao longo da minha vida, pois é realmente fantástico. Sinto que leia as vezes que o ler, irei sempre sentir a emoção e a alegria da narrativa, de tanto que gostei dele. Posso-te dizer que não é um livro denso, nem complexo, muito pelo contrário. Este livro foi considerado inicialmente como dirigido para um público mais juvenil, por ter uma escrita simples, ainda que algo poética e, mesmo que no início estranhemos um pouco a narrativa, é só uma questão de tempo para nos embrenharmos na mesma e ficarmos rendidos à obra. Fico contente pela tua decisão em experimentar. É daquelas obras que não me canso de aconselhar e que é com prazer que vejo outras pessoas a lê-la. :)

    "Antes de adormecer" tem a particularidade de juntar um tema interessante e uma área que me diz muito, a Psicologia. É um livro muito envolvente e que, pelo menos a mim, me apanhou desprevenida e me surpreendeu muito pela positiva. :)

    Quanto à Jacqueline Carey confesso que o primeiro livro também me custou a ler. Lembro-me que tive uns 2 meses para o acabar, se não me engano, porque é como dizes, é uma narrativa mais densa e à qual demoramos um pouco mais a habituar-nos, mas que nos seguintes livros vale muito a pena. Se gostei do primeiro, os seguintes achei muito melhores, possivelmente por já me encontrar mais habituada à escrita e ao mundo em si. :)

    Obrigada e igualmente. Também espero que todos os teus objectivos se tornem realidade e que este ano seja melhor em todos os aspectos. :)

    Beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  10. Bom ano novo!

    Todos falam bem do livro "A Rapariga que Roubava Livros"! Estou a ver que tenho que o ler :P

    Bjs*

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    Bem não tendo muito jeito para estas coisas desejo-te um bom ano e sabes que podes contar SEMPRE comigo.

    Espero que alcançes os teus objetivos, adorei mais uma vez este teu balanço e espero que assim continues.

    Sou seguidor do teu blog desde que ele nasceu, sabes disso :D

    ResponderEliminar
  12. O único que li foi O Nome do Vento e AMEI ! O Kvothe é personagem incrível (:

    Bem, agradecia uma pequena ajuda a divulgar isto:
    Escrevi um livro e precisava de ajuda a divulgar o concurso q estou a fazer. O prémio será o livro claro :b Deitem uma olhadela pf (: http://www.facebook.com/pages/Rafaela-Perp%C3%A9tua/132959803453436. Obrigada !

    "Gente, o CONCURSO irá começar agora ! (:

    O PRÉMIO, como já tinha referido num post anterior é o meu livro "Não me Peças que te Ame" :b

    O que terão de fazer é:

    1 - Tirar uma FOTOGRAFIA;
    (A foto terá de ser tirada por o concorrente e poderá ser modificada da maneira que quiserem, podendo até colocar o título do livro. A foto terá que servir para ser a capa deste.)

    2 - Colocar uma DESCRIÇÃO apropriada;
    (Juntamente com a foto terá que ser enviada uma descrição a vosso critério, podendo ser uma rima ou apenas um pensamento da vossa autoria. A descrição terá que ser, como o nome indica algo pequeno, como uma frase - como aparece na capa do livro - ou duas, no máximo três. Esta poderá estar em word ou bloco de notas, ou vir juntamente com a foto.)

    3 - Escolher uma MÚSICA que gostem e que possa servir como complemento.(Basta colocar o nome da música e da banda/cantor(a).)

    -> Para isso terão que pensar no que lhes sugere a sinopse e o título do livro.
    Depois de verificarem isso, sobre o que acham que o livro trata ? Estas 3 coisas têm que coincidir, claro.
    -> Não ganha o conjunto que mais tiver a ver com o livro (não deixando de ter um ponto a favor), pois muitas pessoas já o leram e não seria justo, mas o mais importante é o conjunto ser original e bonito.
    -> O Conjunto terá de ser enviado para o seguinte email - naomepecasqueteame-rp@hotmail.com até dia 15 de Janeiro de 2012.
    -> A maneira como o vencedor receberá o livro será tratada com o mesmo, mas em principio será por CTT, caso este more longe.

    Da minha parte, só vos peço que PARTICIPEM (:"

    ResponderEliminar
  13. Olá!

    V_crazy_girl, obrigada. O mesmo te desejo a ti. :)
    Tens mesmo de ler, acredito que não te deixará desapontada. :D

    Paulo, obrigada. Desejo-te também um óptimo ano e faço tuas as minhas palavras, sempre que for preciso e eu puder de algum modo ajudar, é só dispor. :)
    Obrigada pelas palavras. Espero conseguir fazê-lo, mas também se manter os valores do ano que passou, já me dou por contente. :)
    Sei que sim, foste dos meus primeiros seguidores. Só te tenho de agradecer o impulso que me deste para abrir este cantinho que tanto me diz e por acompanhares o meu "trabalho"... :D

    Rafaela Perpétua, antes de mais sê bem-vinda. :) "O nome do vento" é mesmo incrível e muito devido ao Kvothe, por ser uma personagem muito humana, que poderia realmente ter existido, como pela sua história de vida.
    Quanto ao passatempo vou mencioná-lo na página do facebook. :)

    Beijinhos e boas leituras para todos. :)

    ResponderEliminar