quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Um livro, uma adaptação - True Blood (4ª Temporada)

 



Há algum tempo acalentava abrir uma rubrica onde pudesse falar sobre as adaptações cinematográficas dos livros que vou lendo ao longo dos tempos e como terminei ontem de ver a quarta temporada de "True Blood" achei que seria uma boa forma de a começar


Embora sejam raras as vezes em que vejo uma adaptação que possa dizer que apreciei verdadeiramente, gosto sempre de ver a maneira como a estória é utilizada e se o modo como idealizei as personagens e acontecimentos são ou não muito distintos do realizador.


Esta série foi uma das minhas sagas preferidas até ao início da terceira temporada, onde comecei a achar que o Alan Ball, realizador da série, se encontrava a distorcer demasiado a estória, de tal modo que a trama já se encontrava bastante distinta das obras.

Gostaria de dizer que isso não aconteceu nesta quarta temporada e que gostei da adaptação, mas se o dissesse mentiria. Sou apologista que as séries, sendo inspiradas em livros, devem ser minimamente semelhantes, o que, com muita pena minha, não tem acontecido. :(

Os aspectos positivos desta temporada não são para mim muitos. Gostei do futuro dado ao Lafayette, pois achei interessante o facto de ele ter um dom e gostei também da personagem Jessica, que é sempre uma mais-valia para a série e de quem é fácil gostar. Sei que o primeiro deveria ter falecido na segunda temporada e a Jessica não deveria ter sido criada, mas, ao fim ao cabo, foram das personagens que mais me agradaram.

Os aspectos negativos são que a adaptação não é, nem pouco mais ou menos, fidedigna à série. Já ouvi pessoas dizerem que estamos demasiado ligados aos livros e que deveríamos pensar só na serie, mas embora houvesse tentado fazê-lo, é impossível abstrair-me do facto de não ter quase nada a ver com a saga que lhe deu origem. Achei que o futuro do Jason não deveria ter sido modificado da forma que foi, pois a minha questão é que futuro lhe será dado a partir de agora que o Ball modificou o rumo da sua vida. Não gostei da forma como o realizador geriu a relação entre o trio da trama, porque nunca na vida o Bill e o Eric *spoiler* dariam a vida para proteger a Sookie *fim do spoiler* por muito amor que possam nutrir por ela. Começa-me a cansar um pouco o facto de o Bill continuar a ser visto como o bom da fita, tendo em conta que a partir do segundo livro da saga o vemos raras vezes.

A ideia que fico com a temporada terminada é que esta série se irá tornar cada vez menos parecida com os livros e que a Sookie acabará por escolher o Bill, pois o Ball faz crer a quem não leu que é um santo. Como fã da saga estou desiludida com o rumo que a série está a levar e tenho sérias dúvidas se verei a seguinte temporada…


E vocês já viram a temporada? O que acharam da mesma?! :)

4 comentários:

  1. Eu também não gosto nada das alterações que esta serie faz em relação aos livros, de temporada para temporada fico com menos vontade de assistir:(

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria. :)

    Penso que a maioria das pessoas que leu as obras pensa desta forma, até porque se pensarmos bem são poucas as coisas a serem seguidas pelos livros actualmente. Uma pessoa disse-me recentemente que gostava das obras e da série, porque as via como independentes, mas como mencionei no post, embora houvesse tentado fazê-lo, não consigo ficar indiferente às modificações...

    Em relação à vontade de assistir às seguintes temporadas, é, sem dúvida, mútuo. Penso que esperarei por opiniões a ver se vale ou não a pena ver...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Vais criar uma espécie de rubrica para adaptações? Boa ideia. ;)

    Não vi ainda esta temporada, mas acho que não posso concordar mais. Tenho tido uma cada vez maior relutância em ver a série, porque vai-se desviando tanto dos livros que a certa altura já não sei que acontecimentos/personagens pertencem à série ou aos livros. :/ Simplesmente não consigo compartimentalizá-las muito bem.

    Que o Alan Ball fosse parcial ao Bill eu já sabia, mas que dê essa ideia de o Bill vir a ser *o* pretendente para a Sookie... a piada dos livros para mim está na Sookie ir-se envolvendo com vários seres sobrenaturais diferentes, e de todas as vezes percebermos o que os aproxima e os afasta. Agora ficar sempre presa ao Bill... Grrrr xD

    ResponderEliminar
  4. Olá p7. :) Sim, é esse o meu intuito. Há algum tempo aconselharam-me ver o filme do livro "O leitor" e desde essa altura que comecei a pensar em fazê-lo. Sou capaz de não conseguir postar com muita regularidade, porque não sou muito de ver tv, mas vou tentar. Obrigada. :)

    Concordo plenamente. Estou agora a lembrar-me da Tara dos livros e da série, que não têm grandes parecenças uma com a outra, penso que somente o seu passado. E quem diz a Tara, diz o namorado da Jessica, que agora me escapa o nome...

    Pessoalmente sinto que é isso que ele tenta transparecer, que o Bill será a pessoa que ela escolherá e que quem vê a série, que não tenha lido, irá querer como seu par... Concordo com o teu ponto de vista e partilho-o. Agora sentirmos constantemente que tudo gira à volta do Bill... Haja paciência. xD

    Beijinhos.

    ResponderEliminar