sábado, 3 de setembro de 2011

Duna


Nome: "Duna"

Autor: Frank Herbert

Nº de Páginas: 576

Editora: Saída de Emergência


Sinopse: "Duna é considerado o melhor romance de ficção científica de sempre. Uma obra que arrebatou a crítica com o estilo poderoso de Frank Herbert e conquistou milhões de leitores com a sua imaginação prodigiosa. Prepare-se para uma viagem que nunca irá esquecer, até um longínquo planeta chamado Arrakis… O Duque Atreides é enviado para governar o planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Coberto por areia e montanhas, parece o local mais miserável do Império. Mas as aparências enganam: apenas em Arrakis se encontra a especiaria, uma droga imensamente valiosa e sem a qual o Império se desmoronará.
O Duque sabe que a sua posição em Duna é invejada pelos seus inimigos, mas nem a cautela o salvará. E quando o pior acontece caberá ao seu filho, Paul Atreides, vingar-se da conspiração contra a sua família e refugiar-se no deserto para se tornar no misterioso homem de nome Muad’Dib. Mas Paul é muito mais do que o herdeiro da Casa Atreides. Ao viver no deserto entre o povo Fremen, ele tornar-se-á não apenas no líder, mas num messias, libertando o imenso poder que Duna abriga numa guerra que irá ter repercussões em todo o Império…"



Opinião: Ficção científica é um dos géneros que pior conheço e confesso que me tem vindo a surpreender muito pela positiva, pois considero-o um género bastante rico, onde é necessário ter uma imaginação e tanto para vingar. “Duna” é considerado por muitos como um dos melhores romances de ficção científica de sempre e posso adiantar desde já que não me desiludiu de forma alguma.

A casa Atreides é nomeada para governar Arrakis, também conhecido como Duna, um planeta de condições áridas, onde a água tem uma importância incrível, mas sendo também o único planeta a possuir a preciosa especiaria. Duque Leto Atreides e sua família deixam assim Caladan, para assumir o controlo sobre este planeta, mas a posse deste é cobiçada devido à existência de especiaria e o Duque encontra-se submerso num esquema para o destituir do poder, onde o seu filho Paul terá um papel fundamental ao tentar vingar-se da conspiração que assola a família. Paul é assim obrigado a crescer muito cedo e a tornar-se um líder, transformando-se também no profeta das lendas fremen.

Enquanto pensava no que escrever sobre este livro cheguei à conclusão que não sabia por onde começar, porque é mundo tremendamente rico, fruto de uma mente brilhante. Apresenta culturas bastante diversificadas e bem construídas, onde constatamos uma oposição ente os povos livres, contra os governantes. Onde são debatidos vários temas desde a política, religião e até o destino. Um mundo onde é dado um valor incrível à água e à especiaria, que são os elementos mais importantes no planeta. Para os governantes a especiaria é sinal de prosperidade e de poder, enquanto a água é para o povo o elemento mais precioso. Sendo dos aspectos que mais gostei da obra por mostrar uma realidade bastante verosímil, de uma forma tremendamente bem conseguida, onde vemos que algo que hoje consideramos como um dado adquirido, poderá ser um dia algo que nos modificará para sempre, tal como ao nosso modo de estar e ver a vida.

Considero a imaginação de Frank Herbert sublime, tanto por ser extremamente actual, ao abordar o tema da caridade de água, mesmo tendo a sua primeira publicação na década de 1960, como pelo universo que criou, que pelo menos para mim me surpreendeu sobremaneira. Uma obra portadora de pormenores deliciosos, desde o início de cada capítulo com excertos aparentemente escritos no futuro da Princesa Irulan; um grande role de expressões originais, que embora me tivessem feito alguma confusão inicialmente, pois eram muitas e não me lembrei do glossário, mostra quão original é o mundo de Herbert; até mesmo aos diálogos que nos conseguiam dizer tanto acerca das personagens e do mundo em que se inseriam.

As personagens desde o Paul Atreides que é bastante cativante por tudo o que o mesmo significa, sendo das minhas personagens preferidas. Por o termos acompanhado em certa fase do seu crescimento e visto como foi obrigado a crescer depressa, devido aos infortúnios que a vida lhe proporcionou, mas também por termos acompanhado as suas perdas e vitórias.

O Leto Atreides pela sua personalidade forte, por ser um homem honroso, que se preocupa bastante com o bem-estar dos outros, e porque teve um papel fundamental na consolidação da personalidade do filho.

A dama Jessica porque foi para mim uma das personagens mais interessantes e que mais prazer me deu conhecer, por ser uma Bene Gesserit, que é uma comunidade interessantíssima e por todas as surpresas que o futuro lhe traz. Sem dúvida, uma personagem poderosíssima.

Chani porque é uma rapariga inteligente, perspicaz e um coração de ouro, que coloca a felicidade dos outros à frente da dela. Uma pessoa que espero vir a ter o prazer de conhecer melhor nos volumes seguintes, pois gosto realmente dela.

A Alia outra das minhas personagens preferidas da trama porque nasceu devido a acontecimentos algo especiais, porque tem um potencial imenso e penso que será fundamental nos volumes seguintes, pois é uma personagem cheia de força.

Poderia mencionar muitos mais personagens que foram importantes ao longo da trama e que nos permitiram gostar ainda mais da mesma e de conhecer o mundo, mas ficar-me-ei por estas, que penso ser as que mais me disseram ao longo da narrativa.

Em termos de escrita considero um estilo em certa medida um pouco difícil, devido à incursão de palavras desconhecidas, onde temos de ter uma grande memória para decorar e compreender o mundo, mas bastante estimulante e interessante, onde queremos saber sempre um pouco mais. Uma ressalva para os apêndices que acho essenciais para compreender um pouco mais o livro e que penso que se fosse hoje os teria lido primeiro antes de ler a obra, mas mesmo assim foi uma forma de compreender a estória por mim mesma e descobrir os acontecimentos sozinha, o que não pode ser, de forma alguma, negativo.

Se tivesse de mencionar um aspecto negativo possivelmente seria a falta de uma lista com os nomes de todas as personagens patentes no livro porque, no inicio, me senti um pouco perdida.

“Duna” foi, desta feita, uma obra que adorei e que aconselho vivamente!


Avaliação: 5/5 (Adorei!)

8 comentários:

  1. Mas só podias gostar!
    Foi dos melhores livros que já li :)

    ResponderEliminar
  2. A riqueza na construção de mundos também foi das coisas que mais me chamou a atenção. Adorei a construção do planeta Duna (Arrakis). ;)

    Pelo menos quando sair o "Messias de Duna" tens a história fresquinha, eu li há um ano, vamos lá ver se não me esqueci de muita coisa. :P

    ResponderEliminar
  3. É realmente um excelente livro, dos melhores do género e fiz questão que fosse dos primeiros sobre o qual escrevi no meu blog. Um livro a não perder!

    ResponderEliminar
  4. Lars, é realmente uma obra fantástica e concordo que é dos melhores livros que já li. :)

    p7, é verdade que o Herbert criou um mundo excelente, onde parece que nada foi feito por acaso.
    Não foi de propósito, mas tens toda a razão. Espero que continuação seja igualmente boa. :) Pode ser que ainda esteja viva na memória, mas qualquer coisa nem que leias um resumo da mesma. :P

    Luís, concordo contigo, é realmente um livro que marca a diferença e que nos fica gravado na memória pela melhores das razões. :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Beijinhos para os três. :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Ritinha,

    Estava a aguardar a tua opinião sobre este livrinho para saber se o adquiria e lia...claro que com uma opinião destas vou comprar para devorar. Não o vou adquirir já mas no final deste ano entra na minha estante ;)

    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  6. Olá Leitora. :)

    Sendo assim espero que gostes tanto quanto aconteceu comigo. Como referi na opinião custa um pouco entrar na narrativa, mas depois é muito compensadora e interessantíssima. :)

    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
  7. Ois Ritinha,

    Sabia que ias gostar deste livro.

    Tambem para mim foi importante para começar a ler dentro deste genero literário (como sabes comprei varios livros da Argonauta na feira do livro - engraçado que o Duna faz parte da coleção)do qual ainda tenho varios para ler.

    Como sabes este é para mim um dos melhores livros da coleção BANG, vem ai a continuação, para mim de leitura obrigatoria.

    Só é pena serem livros tão caros mas é daqueles casos que acabamos por ser compensados.

    Beijinho do corvo ;)

    ResponderEliminar
  8. Olá Paulo!

    Confesso que tive algum receio de não conseguir compreender e gostar da narrativa no início, mas foi uma óptima experiência, bastante enriquecedora. :)

    Compreendo e sinto que também a mim esta obra me fez abrir horizontes e ver que a FC é um género fantástico e um dos géneros mais interessantes. :) Também tenho vários por ler, nem sei bem quantos, mas que acredito que irei apreciar.

    Concordo contigo, foi dos livros que mais gostei da editora. Sem dúvida uma grande aposta. :) Também a continuação virá para a minha estante, que espero que seja igualmente boa. :D

    Completamente. Custa um pouco, mas pelo menos não é dividido o que só pode ser bom. :P

    Beijinhos Corvo. :D

    ResponderEliminar