terça-feira, 13 de setembro de 2011

Antes de Adormecer


Nome: "Antes de Adormecer"

Autor: S. J. Watson

Nº de Páginas: 344

Editor: Livraria Civilização Editora


Sinopse: "Durante o sono, a minha mente apagará tudo o que fiz hoje. Amanhã acordarei como acordei hoje de manhã.

A pensar que ainda sou uma criança. A pensar que tenho toda uma vida de escolhas pela frente… As memórias definem-nos. O que acontece se perdemos as nossas memórias cada vez que adormecermos? O nosso nome, a nossa identidade, o nosso passado, até mesmo as pessoas de quem gostamos – tudo perdido numa noite. E a única pessoa em quem confiamos poderá estar a contar-nos apenas metade da história.
Bem-vindos à vida de Christine."



Opinião: Christine, de 47 anos, sofre de uma amnésia rara que a impossibilita de armazenar memórias por mais do que 24 horas. Assim, todas as manhãs desperta julgando, na maioria das vezes, possuir somente 20 anos, altura em que teve o acidente que a deixou em tal estado. Todos os dias da sua vida acorda junto de um desconhecido que diz ser seu marido e reaprende novamente a sua estória e o que perdeu nos últimos anos.

Christine é contactada por um médico, Dr. Nash, que pretende realizar um estudo sobre ela e consequentemente ajudá-la a restituir a sua memória. Desta forma, sugere-lhe que comece a escrever um diário onde possa registar o que faz ao longo dos seus dias e o que descobre ou se lembra ao longo dos mesmos.

Desde que ouvi falar acerca deste livro soube que teria de o ler, muito porque sou uma apreciadora da área da psicologia e este livro, tendo como tema central a memória, suscitou-me desde logo interesse e posso adiantar desde já que não desiludiu de forma alguma.

Gostei bastante da estória, desde o primeiro instante, em que constatamos a angústia da Christine por se ver num corpo que desconhece, por viver num mundo que lhe estranho, até ao momento em que começa a escrever os seus dias. Senti uma grande ligação com ela, não só por ser um livro escrito na primeira pessoa, mas também porque ficava contente com as suas vitórias, pelo facto de ela conseguir dia para dia, descobrir um pouco mais sobre si mesma. Senti por diversas vezes pena dela porque certamente não é fácil acordar todos os dias a sentir que anos da nossa vida foram roubados e que não nos lembramos das pessoas que mais deveríamos amar. Achei-a uma personagem interessantíssima, não só pela sua condição, mas pela forma como encarava a vida e as pessoas que a rodeavam, pois nunca sabia em quem podia ou não confiar.

Quanto às restantes personagens, o Ben, marido de Christine, foi alguém que me deixou sempre entre a sensação de empatia, pois era extremamente cordial e dedicado à mulher que amava e por sintir que não era qualquer pessoa que estaria junto do seu companheiro numa altura com esta, mas também alguma sensação de desconfiança, por nos transmitir que não queria que a mulher descobrisse o seu passado.

O Dr. Nash que sendo um médico, ainda que jovem, extremamente profissional e dedicado à sua paciente, foi fundamental para a Christine, quando lhe sugere que escreva um diário e quando a ajuda ao máximo para que ela possa ter uma vida melhor.

E, por fim, a Claire, que era a melhor amiga da Christine, até ao momento em que perdeu a memória. Embora esta personagem não tenha tanto destaque como as outras duas que mencionei anteriormente, merecia também ela ser ressalvada, porque foi essencial para a vida e melhoras da amiga.

O facto de o livro ser escrito, na sua maioria, em forma de diário tornou-o ainda mais interessante porque faz-nos quase sentir como se tivéssemos na pele da personagem principal e sentirmos as suas vitórias, medos e descobertas quase como nossas. A escrita é simples, sem grandes floreados, mas extremamente viciante, sendo quase de leitura compulsiva. Gostaria também de ressalvar o facto de o autor, mesmo sendo do sexo masculino, conseguir escrever de forma incrível no sexo oposto, exceptuando a forma como a Christine falava nas relações sexuais, que, como mulher, acho que era demasiado dura ou fria.

Em suma, “Antes de adormecer” é um thriller psicológico, extremamente cativante e portador de um final que me arrebatou e me deixou a ansiar por mais.

Avaliação: 5/5 (Adorei!)

13 comentários:

  1. Sem dúvida uma estreia incrível do autor! Nunca pensei gostar tanto do livro, mas arrebatou-me completamente. :)

    ResponderEliminar
  2. Eu tb estava desconfiada ao inicio...mas revelou-se uma excelente surpresa :D

    ResponderEliminar
  3. Ouvi coisas muito boas, por isso fui a pensar que iria gostar, mas nunca pensei que fosse tanto. :P Concordo, deixou-me curiosa por ler mais coisas do autor. :)

    ResponderEliminar
  4. Depois de várias opiniões positivas vou ter mesmo de o ler!:)

    ResponderEliminar
  5. Penso que fazes muito bem e espero que partilhes da nossa opinião. :)

    ResponderEliminar
  6. fiquei bastante curiosa, quando tiver oportunidade irei ler :)
    *

    ResponderEliminar
  7. Fico contente Rafaela. Quando o fizeres, espero que gostes. :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita;)
    Ando para comprar este livro faz algum tempo, adorei a tua opinião, o que me abriu ainda mais o apetite.
    Beijinhos e boas leituras;)

    ResponderEliminar
  9. Estou curiosa! Espero também gostar quando o ler.

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla. :)
    Fico feliz que tenhas gostado e acredito que irás gostar do livro. Espero que te proporcione uma tão agradável leitura, quanto aconteceu comigo. :)

    Olá Filipa. :)
    Acredito que tal acontecerá. Penso que tem um tema interessante e um ritmo que nos leva a querer sempre descobrir um pouco mais.

    Beijinhos e boas leituras para ambas. :)

    ResponderEliminar
  11. Olá!!!

    Muito interessante mesmo. Faz-me lembrar de um filme "A minha namorada tem amnesia" penso que seja esse o titulo. A rapariga tem exatamente o mesmo problema. Devido a um acidente, ela também não consegue armazenar as memorias e quando acorda volta a ser o mesmo dia, penso que seja o dia do acidente. Apesar de ser uma comedia acho que vais gostar... Eu gostei do filme e por isso, já que gostas desse tema "mente" aconselho-te a ver o filme. ;)

    Bjinhos *

    ResponderEliminar
  12. Olá minha linda. :)

    Penso que já me tinhas mencionado esse filme... Irei vê-lo certamente, pois parece mesmo muito interessante. :) Se gostaste do filme, acredito que este livro não te deixará indiferente.

    A próxima vez que nos virmos, já to levo. :D

    Beijinhos.

    ResponderEliminar