segunda-feira, 25 de julho de 2011

Não contes a ninguém

  
Nome: "Não contes a ninguém"

Autor: Harlan Coben

Páginas: 298

Colecção: O fio da Navalha

Editora: Editorial Presença

Sinopse: Bestseller internacional é um livro de leitura obrigatória para os grandes apreciadores do thriller. Não Contes a Ninguém, marca a estreia de Harlan Coben, na Colecção O Fio da Navalha. Reconhecido autor do género policial, Coben dá vida à história de David Beck, cuja mulher foi brutalmente assassinada num lago em Nova Iorque. Oito anos depois, perto desse mesmo lago, são descobertos dois corpos. E David começa a receber e-mails que pelo conteúdo só poderiam pertencer à sua mulher. Mas que deixam expressamente escrito - Não Contes a Ninguém! Intrigado, resolve investigar, envolvendo o leitor numa trama de suspense e inquietação da primeira à última página. Imperdível!
Opinião: David Beck e sua mulher, Elisabeth sempre tiveram, ao longo dos treze anos que durou a sua relação, um ritual, que consistia em voltar ao local onde deram o seu primeiro beijo. Todavia, no ano em questão nada corre como planeado, Beck é agredido, quase morre afogado e Elisabeth é assassinada por um Serial Killer.
Passado 8 anos a polícia local desenterra dois corpos no lago onde tal incidente aconteceu, juntamente com o taco de basebol que supostamente atingiu David, no fatídico dia. Tal acontecimento leva a polícia a suspeitar do envolvimento do pediatra no assassinato de Elisabeth. Quase em simultâneo David começa também a receber emails, aparentemente enviados pela sua própria mulher, o que irá levá-lo a perigosas descobertas.
Não contes a ninguém” é um livro interessante e até viciante, pois embora seja simples, queremos saber forçosamente como acaba. Aconteceu-me algumas vezes pensar “Vou só ler até aquele capítulo” e quando dava por mim, já tinha passado dois ou três.
Também gostei da escrita, não por ser muito elaborada, porque na verdade não é, mas por ir alternando entre a perspectiva da nossa personagem principal Beck, mas também por nos ir transmitindo a estória na terceira pessoa, o que nos permitia interiorizá-la de forma mais ampla.
É portador de vários ingredientes que me agradaram, muita acção, algum suspense, juntamente com algumas cenas mais emotivas e românticas por parte de Beck.
O aspecto negativo poderia ser o facto de no inicio serem muitas personagens, o que durante alguns capítulos me confundiu, pois apanhava-me a ler sobre determinada personagem, sem me lembrar bem de quem ela era na verdade. Contudo, penso que é tudo uma questão de hábito e que à medida que avançamos, começamos a perceber melhor estas personagens, mas sobretudo a perceber as ligações que existem entre elas.
Por curiosidade, existe uma obra cinematográfica, inspirada nesta obra, sendo o título original “Ne le dis à personne”, lançado em 2006. Depois desta leitura, fiquei curiosa em ver o mesmo. Se efectivamente o fizer, partilharei convosco o que achei.

Avaliação: 3/5 (Gostei!)

Sem comentários:

Enviar um comentário